Relatório aponta avanços do Brasil no cumprimento das metas do milênio

25/03/2010

Informes PT

25/03/2010

Relatório aponta avanços do Brasil no cumprimento das metas do milênio

Os oito objetivos do milênio adotados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) têm tido sucesso no Brasil. Segundo o 4º Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o Brasil tem alcançado resultados expressivos que tornam a possibilidade do cumprimento das metas para 2015 é maior.

A avaliação feita pelo governo brasileiro para as Nações Unidas detectou números animadores nas políticas públicas e nas ações da iniciativa privada e da sociedade civil na tentativa de alcançar os objetivos propostos pela ONU. Trabalho, saúde, educação e meio ambiente são as áreas nas quais o governo brasileiro vem apresentando melhores resultados nos últimos anos.

Um exame analisou a eficácia das medidas tomadas no País para acabar com a miséria e a fome, levar educação básica e de qualidade a todos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar as condições de saúde da população, combater a Aids e outras doenças, melhorar a qualidade de vida da população e o respeito ao meio ambiente e dar condições de trabalho às populações. Na maior parte dessas oito metas, foram alcançados resultados positivos pelo Brasil.

Para o deputado Paulo Delgado (PT-MG), o resultado é um estímulo ao cumprimento da meta. “A parceria público- privada e o envolvimento da sociedade civil são responsáveis por este resultado bem-sucedido”, disse. O parlamentar reparou que o Estado não vai ter sucesso se a sociedade não entender os objetivos das metas do milênio. “O relatório mostra que temos cidadãos empenhados em crescer junto com o País”.

Paulo Delgado diz também que a união entre governo, empresários e sociedade atua diretamente na melhoria da condição de vida dos brasileiros. “Seja em programas específicos para a meta do milênio ou em voluntariado em torno da agenda do País, essa parceria tem tornado o Brasil um espaço mais estatal. Aumenta a participação da sociedade no sucesso do PNUD e influencia diretamente em melhoria na sustentabilidade, educação e segurança do País”, disse o parlamentar.

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *