Petista quer regulamentar atividade do circo

09/12/2009

Informes do PT – www.informes.org.br

O deputado Paulo Delgado (PT-MG), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara afirmou nesta terça-feira que apresentar um projeto de lei para regulamentar a atividade do circo em todo o país. O parlamentar recebeu nesta manhã o presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Antônio Grassi, representantes e pesquisadores circenses de diferentes estados brasileiros para discutir políticas públicas para o circo. Durante o encontro o deputado recebeu um documento pedindo a criação de uma legislação específica que regulamente a ação cultural do circo.

Paulo Delgado destacou a importância do circo no país. O circo surgiu no Brasil através de pessoas vindas de outros países e afirmou-se como uma das poucas atividades culturais do país. Talvez ele tenha papel mais importante do que o próprio cinema, pois proporciona um reencontro entre as famílias, analisou. Segundo o deputado o circo foi pioneiro na difusão cultural no país.

Segundo Antônio Grassi, o encontro com o petista representou uma conquista para o movimento. Foi uma oportunidade rara que tivemos para buscar políticas públicas para a atividade do circo no país, disse. Ele destacou também que o circo fundamental para a cultura brasileira. O circo tem uma posição estratégica na cultura, acredito que ele seja a mãe de todas as artes, acrescentou.

Além da criação de leis específicas para a regulamentação do circo no país, o documento pede a criação de um Programa de Incentivo Fiscal aos municípios que recebam as companhias circenses e ofereçam áreas públicas com água, sanitários, esgoto e energia elétrica.

O encontro na Câmara faz parte das várias atividades realizadas por representantes circenses de diferentes estados brasileiros em comemoração ao Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março.

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *