Paulo Delgado prope lei mundial contra manicômios

16/10/2003

Informes do PT – www.informes.org.br

O deputado Paulo Delgado (PT-MG) embarcou ontem (15) para Genebra (Suíça) onde receberá homenagem da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela lei antimanicomial brasileira, de sua autoria. Além do Brasil, somente Costa Rica, Espanha, França, Inglaterra e Itália têm leis contra manicômios, e os respectivos autores também serão homenageados. Paulo Delgado adiantou que vai aproveitar o momento para propor à OMS uma lei mundial para humanizar o tratamento e garantir a ressocialização do doente mental.

O petista, que já recebeu o certificado do Ministério da Saúde de reconhecimento pela defesa da cidadania do doente mental no país, explicou que sua luta pelo fim do internamento hospitalar nasceu da indignação de assistir ao desrespeito aos direitos humanos dos doentes mentais. Paulo Delgado, que vem de uma região em Minas Gerais que possui vários manicômios, disse ter assistido de perto o fracasso da medicina que viu na internação a única saída para o paciente. “A internação do doente mental é uma sentença de prisão perpétua”, criticou.

China – De Genebra, Paulo Delgado seguirá para a China, onde vai representar o governo brasileiro no lançamento do Cbers 2, um satélite fabricado no Brasil por brasileiros e chineses para monitoramento de recursos terrestres. O evento será no próximo dia 21, na base espacial chinesa localizada na província de Taiyuan. Paulo Delgado entregará ao presidente da China, Hu Jingtao, uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de elogio ao trabalho em parceria entre os dois países na área espacial. “Este é o segundo satélite que Brasil e China colocam em órbita, aumentando a nossa cooperação em assuntos espaciais e aeronáuticos”, destacou o deputado. Ele disse ainda que o lançamento é importante para mostrar que o Brasil continua investindo no setor, apesar do acidente ocorrido em agosto na Base de Lançamento de Alcântara (MA), que deixou 21 mortos.

Autor:

Deixe uma resposta

 
WP-Highlight