Países do Bric têm reunião em Brasília

15/04/2010

Informes

Os países que formam o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) se reúnem nesta semana em Brasília para a cúpula de chefes dos países do bloco e do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas). O encontro ocorre na sexta-feira e no sábado. Embora a cúpula principal seja aberta oficialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva apenas na sexta-feira, uma série de eventos paralelos com representantes das potências emergentes ocorre em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio, 400 empresários vão discutir negócios no Copacabana Palace.

Os encontros, na avaliação do deputado Paulo Delgado (PT-MG), devem expandir as fronteiras comerciais entre os países do bloco – unidos por características comuns como vasto território, grande população e altas taxas de crescimento econômico. O petista chamou atenção para o fato de o Brasil sediar o encontro. “Isso revela a credibilidade do País e a capacidade de realizarmos megaeventos como esse, com segurança e eficiência diplomática”, afirmou.

Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta semana, o Bric apresentou um aumento significativo de importância quando o tema é o comércio internacional. De acordo com o levantamento, apesar de o crescimento da corrente global entre 1996 e 2008 ter praticamente dobrado nesses 12 anos, os Bric reforçaram sua importância no mercado mundial, apresentando taxas de exportação ainda mais elevadas.

Autor:

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *