FHC tem interesse na crise, diz Skidmore

03/08/2005

Informes PT – www.informes.org.br

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem interesse na atual crise política brasileira. A avaliação é do pesquisador norte-americano Thomas Skidmore, um dos mais respeitados brasilianistas do mundo e Ph.D. em História Brasileira pela Universidade de Harvard. “Vale dizer que quem está de olho nessa situação é Fernando Henrique. Até parece que tem a mão dele nessa crise toda”, disse Skidmore.

O pesquisador concedeu entrevista ao jornal Correio Braziliense , publicada na edição do último domingo. Segundo ele, Fernando Henrique teria interesse em um eventual impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o deputado Paulo Delgado (PT-MG), os brasilianistas “estão superados como intérpretes da nossa história”. “Eles foram comentaristas do período militar, mas hoje a realidade é muito mais complexa”, afirmou.

Para Paulo Delgado, um eventual impeachment “não depende de vontades”, mas “é resultado de situações concretas”. “Isso pode até ter sido um desejo manifestado pelo ex-presidente ao brasilianista. Mas não é um assunto que está na ordem do dia, afirmou o petista.

Segundo Paulo Delgado, a atual crise política “é a crise dos partidos”. “É uma crise na relação entre o Congresso Nacional e o governo. Uma crise que se arrasta há muitos anos e que nosso governo não conseguiu romper”, afirmou.

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *