PT parabeniza vitória socialista na Espanha

16/03/2004

Informes do PT – www.informes.org.br

A vitória do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) nas eleições do último fim de semana prova que a população do país repudia a guerra e o terrorismo. A avaliação é do presidente nacional do PT, José Genoino, e do secretário de Relações Internacionais do partido, deputado Paulo Delgado (PT-MG). Eles divulgaram nota ontem sobre a vitória socialista e o atentado terrorista ocorrido em Madri na semana passada.

Na nota, o PT parabeniza o PSOE e o futuro primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, pela expressiva vitória registrada nas urnas. Os socialistas venceram com 42,6% dos votos, obtendo 164 assentos no Congresso. O partido do atual governo reuniu 37,6% dos votos, o equivalente a 148 cadeiras.

As eleições ocorreram três dias após o atentado a uma estação de trem em Madri, que matou 201 pessoas e feriu mais de 1,4 mil.

O deputado Paulo Delgado estava na Itália no dia 11 de março, data do atentado. Ele participava de um seminário promovido pelo maior partido socialista italiano, o Democracia de Esquerda. “O atentado teve um impacto muito forte sobre os participantes do seminário, porque a atuação da Espanha na guerra do Iraque remete à política adotada pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi”, disse. O premiê italiano também apoiou o ataque dos Estados Unidos e, como a Espanha, enviou tropas ao Iraque.

O petista disse que a vitória dos socialistas na Espanha “prova que mentira não sustenta governo”. “O governo de José Maria Aznar tentou usar a tragédia para se beneficiar nas eleições. O povo reagiu à mentira”, afirmou.

A nota petista ressalta que “a atitude do povo espanhol, ao votar no PSOE, expressa uma resposta ao atual governo que (…) apoiou a guerra no Iraque”. O PT, diz o documento, espera que “a vitória dos socialistas na Espanha sirva como (…) uma demonstração de que os povos do mundo todo não querem as guerras e nem o terrorismo”.

Confira a seguir a íntegra da nota:

Nota de congratulações com o povo da Espanha

e com o Partido Socialista Operário Espanhol

Num momento que ainda é de dor e de perplexidade pelos atentados terroristas que vitimaram mais de 200 pessoas em Madri, de várias nacionalidades, inclusive brasileira, o Partido dos Trabalhadores (PT) não poderia deixar de congratular-se com a atitude da maioria do povo espanhol de conferir significativa vitória ao Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), nas eleições do último dia 14 de março. O PT parabeniza o PSOE e o futuro primeiro-ministro da Espanha José Luis Zapatero pela expressiva vitória.

O PT comunga com a avaliação de todos os analistas de que a atitude do povo espanhol, ao votar no PSOE, expressa uma resposta ao atual governo que, contra a vontade do povo, apoiou a guerra no Iraque promovida pelos Estados Unidos. O PT deseja que a vitória dos socialistas na Espanha sirva como um momento de reflexão para os líderes mundiais e que seja também uma demonstração de que os povos do mundo todo não querem as guerras e nem o terrorismo.

O combate ao terrorismo é importante. Esta luta exige medidas mais eficazes, e deve ter como base os postulados da democracia e de uma ordem mundial sustentada nos valores da paz, da tolerância e da solidariedade entre povos e nações, objetivando a construção de um mundo mais pacífico, civilizado e humanizado.

Paulo Delgado, deputado federal, secretário de Relações Internacionais do PT

José Genoino, presidente nacional do PT

São Paulo, 15 de março de 2004

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *