PT emite nota sobre a crise no Haiti

03/03/2004

Informes do PT – www.informes.org.br

A direção nacional do PT divulgou ontem nota em que manifesta solidariedade aos haitianos frente à renúncia do presidente Jean-Bertrand Aristide, ocorrida no último fim de semana, e ao avanço das forças de oposição. A seguir, a íntegra da nota.

“O Partido dos Trabalhadores, frente aos últimos acontecimentos no Haiti, manifesta sua solidariedade com o povo e com as forças sociais e políticas democráticas e faz votos para que a renúncia de Jean-Bertrand Aristide permita a reorganização do Estado e do governo, preservando a soberania e a autodeterminação da nação haitiana.

Desde o início da crise, o PT acompanha com interesse a formação da Plataforma Democrática, que congrega as diversas manifestações da oposição e representa uma esperança de construção de uma nova institucionalidade, verdadeiramente representativa dos interesses da cidadania desse país, assolado pelo autoritarismo e a miséria. Nesse sentido, é reconhecido que a pressão popular pela renúncia de Aristide se insere no contexto da escalada repressiva exercida pelo seu governo, assim como da violência e descontrole generalizado, que sensibilizaram a opinião pública mundial.

Não se trata, portanto, de favorecer políticas intervencionistas. O Partido dos Trabalhadores entende que as Nações Unidas e outros organismos internacionais devem colaborar ativamente para que o processo de transição seja pacífico e respeitoso dos direitos políticos e sociais do povo haitiano”.

Assinam o documento o presidente nacional do PT, José Genoino, e o secretário de Relações Internacionais do partido, deputado Paulo Delgado (PT-MG).

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *