Petistas discutem educação com Tarso Genro

22/03/2005

Informes do PT – www.informes.org.br

Os deputados petistas Carlos Abicalil (MT) e Paulo Delgado (MG), presidente da Comissão de Educa ão e Cultura da Cmara, estiveram reunidos nesta ter a-feira com o ministro da Educaão, Tarso Genro. Eles discutiram qualidade na educa ão bsica, Fundo de Desenvolvimento da Educa ão Bsica e de Valoriza ão dos Profissionais da Educaão (Fundeb), sal rio-educaão e projetos para a educa ão profissional.

Genro apresentou aos parlamentares a agenda de trabalho a ser desenvolvida a partir de abril de 2005 at a aprova ão do Fundeb pelo Congresso Nacional, prevista para 2006. Abicalil e Delgado propuseram ao ministro a organizaão de uma agenda de debates regionais sobre o Fundeb, a serem promovidos pela Comissão de Educa ão e Cultura da Cmara.

O ministro Tarso Genro falou sobre o projeto Escola de F brica, programa de formaão de jovens profissionais a partir de experiencias de qualifica ão do aprendizado vinculadas ao mundo do trabalho. As unidades gestoras constituirão uma rede de empresas que irão executar, nas fbricas, as escolas profissionalizantes.

As empresas deverão organizar a infra-estrutura f sica e os funcionrios e t cnicos que possam atuar como instrutores, alm dos custos da implanta ão das unidades formadoras e de alimentaão, uniforme e transporte aos alunos. O MEC vai financiar a bolsa dos alunos durante seis meses, nos dois primeiros anos. O programa ser implantado em 500 escolas em 2005.

Assessoria Parlamentar

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *