Paulo Delgado lembra ousadia que levou à construção de Brasília

21/04/2010

Informes

21/04/2010

O deputado Paulo Delgado (PT-MG) afirmou na terça-feira (20/04) que Brasília é o símbolo da capacidade de construção do povo brasileiro. Ao discursar durante a sessão que homenageou os 50 anos da capital, Paulo Delgado lembrou que o sonho de transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do País foi uma decisão ousada que mobilizou toda a nação brasileira. “Brasília é o orgulho e a capacidade de construção do povo brasileiro, pois conseguimos construir, do nada, uma das mais importantes capitais do mundo”, disse.

Além da relevância política que representou a nova capital para o país, Paulo Delgado destacou a sua arquitetura inovadora, que resultou no reconhecimento da Unesco como um Patrimônio Cultural da Humanidade. “Brasília foi consagrada mundialmente porque foi a primeira cidade moderna tombada. Para que esse reconhecimento fosse possível, foi preciso inaugurar um novo procedimento na Unesco, onde o mundo começou a enxergar o presente e não somente os legados históricos já catalogados”, afirmou o petista. O tombamento de Brasília ocorreu em 1987, fruto de um projeto de lei do ex-governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira.

Em seu discurso, o petista propôs uma reflexão sobre os recentes escândalos políticos envolvendo o governo do Distrito Federal (GDF). Para o parlamentar, a política local não fez tão bem à capital, como se imaginava. “O Distrito Federal está tão envolvido com seus próprios problemas, que acabou virando as costas para o país. Brasília acabou se transformando em uma cidade muito política. A crise do DF não é a crise política brasileira”, disse.

Deixe uma resposta

 
WP-Highlight