Lula participa de reunião de Cúpula de países em Vienã

12/05/2006

Informes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou para Viena, na Áustria, ontem, para participar da 4ª Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da América Latina, Caribe e União Européia. Nos dois dias do encontro, que começa hoje, dezenas de representantes das regiões vão discutir o fortalecimento da cooperação nas áreas de comércio internacional, democracia e direitos humanos, infra-estrutura, migração, educação superior, cultura e ciência e tecnologia.

Para o deputado Paulo Delgado (PT-MG), a participação de Lula no encontro é muito importante para as relações diplomáticas e comerciais do Brasil com os países da América Latina e, especialmente, com os europeus. “Esta reunião é estratégica para que ampliemos nossas relações internacionais”, disse. Segundo o parlamentar, é importante que o presidente Lula leve as posições brasileiras para países semelhantes ao Brasil e, principalmente, para os que representam mais possibilidades de negócios”, disse.

Para o parlamentar mineiro, o Brasil é um país que hoje tem grande força junto a outros países do mundo, em função da sua importância econômica e de seu território, o que justifica a necessidade de estarmos sempre em sintonia com as grandes decisões internacionais. De acordo com ele, “ninguém pode se considerar dono do seu próprio território” se tiver, por exemplo, empresas multinacionais operando no seu solo.

Reunião – Também serão abordados na reunião temas como o andamento das negociações agrícolas no âmbito da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio; o combate ao terrorismo, drogas e crime organizado; as políticas de crescimento e emprego; e a cooperação internacional para reduzir os efeitos da pobreza e da desigualdade social no planeta.

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *